segunda-feira, 4 de maio de 2009

Curta-metragem "O ideal de um campeão"

O IDEAL DE UM CAMPEÃO

O meu Trabalho de Conclusão do Curso (TCC) de Comunicação Social - Rádio e Televisão - “O ideal de um campeão” foi apresentado em parte teórica (escrita) e parte prática (realização do vídeo) que conta uma história fictícia sobre a filantropia de Ayrton Senna, morto em 1994.

Quais os motivos que me levaram a realização deste projeto? Foram esses cinco motivos:

1) As histórias da filantropia de Ayrton Senna mantidas em sigilo por sua família;

2) A fundação do Instituto Ayrton Senna;

3) O roteiro do filme “Forrest Gump – O Contador de Histórias”, onde a história fictícia de Forrest Gump mostra os principais momentos da história norte-americana;

4) A realização do Trabalho de Conclusão de Curso em apresentação teórica e prática;

5) “O ideal de um campeão” seja uma referência de produção de vídeos na história do curso de Rádio e Televisão na UNESP;

As pesquisas para o roteiro começaram no ano anterior, através de livros escritos na época, matérias em jornais e revistas, vídeos e documentários.

Inclusive, o Instituto Ayrton Senna foi consultado para a realização da obra.

Entreguei o roteiro em quatro capítulos da minissérie para televisão “O ideal de um campeão” ainda no primeiro semestre de 1998 ao orientador do projeto experimental, o Prof. Ms. João Baptista de Mattos Winck Filho.

A grande pergunta permaneceu: como apresentar em vídeo uma minissérie em quatro capítulos?


CURTA EM VÍDEO: O IDEAL DE UM CAMPEÃO

Aquela pergunta não saía da minha cabeça. Voltei às pesquisas, refleti sobre os problemas que enfrentaria na produção e surgiu a idéia de um novo roteiro adaptado.

Criei o roteiro do curta-metragem em vídeo de “O ideal de um campeão” com 40 minutos de duração, que resumiria os quatro capítulos da minissérie para televisão.

A parte teórica das pesquisas e o roteiro da minissérie para televisão estavam prontos. Enquanto isso, o trabalho do curta em vídeo estava começando.


A ESCOLHA DO ELENCO

A história original tinha muitos personagens e o roteiro do curta em vídeo reduziu o número consideravelmente. A participação de vários personagens na trama tem um motivo fundamental: não apresentar a falta de experiência dramática dos atores durante as cenas mais importantes.

A primeira idéia era desmitificar os personagens, principalmente, aquele modelo hollywoodiano: mocinho bonito e vilão feio. Desde o começo do projeto, eu trabalhei para que o protagonista fosse uma pessoa natural, uma pessoa comum.

Entre os atores interessados em participar no vídeo, deixei os papéis de vilões com os melhores atores para dar ênfase na superação dramática também dos personagens do lado do bem.

Mantive os personagens de todas as idades e os atores se empenharam bastante por causa da chance em contracenar no vídeo, principalmente os mais velhos. O resultado deu certo!


O FIGURINO

O roteiro do curta-metragem em vídeo simplificou bastante o figurino. O trabalho de escolha do figurino foi muito importante para manter a veracidade do tempo na história e a evolução sócio-econômica do protagonista.

Depois da escolha do figurino, eu resolvi experimentar um novo conceito: fotografias dos personagens em suas devidas roupas.

O resultado do figurino foi a organização impecável da Marina Crespi, que ajudou muito na organização da continuidade das cenas.


OS CENÁRIOS

A opção em gravar as maior parte das cenas na República Gato Félix tinha uma razão: economia.

Não tinha automóvel, não poderia carregar o equipamento sozinho ou com poucas pessoas, e nem provocar gastos financeiros do elenco já que todos participaram do vídeo sem qualquer remuneração.

Nas gravações de “A Cartomante” com vários cenários, eu percebi na pele as dificuldades em montar os mesmos cenários por vários dias. O tempo gasto na transformação do cenário custava mais de meio-dia de trabalho.

A república foi o cenário principal nas cenas em que necessitava de iluminação de lâmpadas e elementos cenográficos mais detalhados.

Duas externas (fora do cenário principal) em dois cenários diferentes.

Explico! Uma das cenas, a personagem Marina (Vivian Fassoni) recebe o prêmio de melhor documentário sobre o trabalho social do Instituto Ayrton Senna para crianças e adolescentes no Brasil.

No Anfiteatro Guilhermão na UNESP, eu usei o cenário do palco do local, como se fosse um palco da premiação. Como o anfiteatro é enorme, precisava de uns 20 figurantes para realizar a cena. Então, eu fiz a cena dos convidados da premiação no salão principal do Bar Pier House, que é bem menor e não necessitaria de figurantes.

Sem o trabalho de figurino da Marina Crespi, não seria possível realizar a junção das cenas do Anfiteatro Guilhermão com o Pier House.

Ainda na UNESP, no Departamento de Comunicação, gravei duas cenas em salas diferentes. Uma representava um consultório médico e a outra uma sala de Assistência Social.

Outra cena externa foi o sonho do protagonista Edmílson (Denílson Dias) com a mamãe (Verônica Marreira de Souza), que gravei no Jardim do Parque Vitória Régia. No mesmo Parque, ainda gravei as cenas de cemitérios.

E, por último, a externa da briga de Edmílson e Marina na rua foi gravada em uma rua sem movimento perto da república.


A PRODUÇÃO

A produção do vídeo ocupou 75 dias corridos entre gravações, reuniões, ensaios com os atores e montagens de cenários e equipamentos. Eu não tinha câmera de vídeo e emprestava a câmera S-VHS da Eliane Nagao.

Fiz um acordo com Eliane, proprietária da câmera de vídeo, e o seu grupo de trabalho que também estava produzindo um vídeo: eu seria um dos cinegrafistas.

Então, pelas minhas contas, eu trabelhei com a câmera no período integral por 45 dias e no período de revezamento por 30 dias. Apesar de exausto, a produção funcionava bem.

A colaboração de Romilson dos Santos, o Muzamba, segundo ano de Rádio e Televisão, na montagem dos cenários e dos equipamentos foi fundamental para a realização das cenas externas.

A participação dos técnicos Érico e Dennis Yoshida nas cenas na UNESP e no Pier House foram importantes para a realização das cenas no local.

Além do figurino, a Marina Crespi colaborou na maquiagem dos personagens.


A DIREÇÃO

A direção do vídeo foi compartilhada com a Letícia Dumas da Silva, também do segundo ano de Rádio e Televisão, com experiência de direção em vídeos.

Enquanto eu passava as cenas e os textos com os atores, a Letícia trabalhava nos planos ou enquadramentos da câmera.

Dividir a direção precisa de harmonia para dar certo e com alguns dias de gravações, eu e a Letícia trabalhamos completamente sintonizados.


A EDIÇÃO

A edição do vídeo consumiu trinta dias corridos, quatro semanas inteiras na UNESP. Eu passei várias madrugadas na Ilha-de-Edição para finalizar o vídeo, sempre com a ajuda do técnico e radialista Dennis Yoshida.

O material foi gravado em fitas S-VHS e depois transferido em fitas Betacam para ser editado.

Dentro do prazo estipulado, o produto final em vídeo ficou muito bom!


A APRESENTAÇÃO

A apresentação do Trabalho de Conclusão de Curso “O ideal de um campeão” aconteceu no Estúdio de Televisão do Departamento de Comunicação Social no dia 04 de Dezembro de 1998.

O Produto Experimental em formato de curta-metragem em vídeo foi apresentado primeiro à banca acadêmica e os convidados presentes.

Após a exibição do vídeo, teve início a defesa do TCC de “O ideal de um campeão” com as palavras de cada integrante da banca acadêmica: Profª. Drª. Carmen Lúcia José, Profª. Ms. Silmara Regina Biazotto e o orientador Prof. Ms. João Baptista Winck Filho. Recebi a nota 9,0!

À noite, no Bar Pier House, a comemoração pela apresentação do TCC.

“O ideal de um campeão” virou referência na produção de vídeos do curso de Rádio e Televisão na Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação na UNESP e, após uma década de sua apresentação, o vídeo ainda é requisitado na Biblioteca da UNESP de Bauru por alunos de Comunicação Social.


REMASTERIZAÇÃO

Em comemoração aos 10 Anos de "O ideal de um campeão", atendendo aos seguidos pedidos de alunos e ex-alunos de Comunicação Social e da própria FAAC - Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação em substituir a fita VHS danificada na Biblioteca do Câmpus de Bauru, e apresentar este trabalho dentro do meu portfólio, decidi realizar a remasterização do curta-metragem em vídeo.

A remasterização aconteceu no mês de Abril de 2009 e está no ar no site do Youtube desde o dia 1° de Maio de 2009. Quanto a FAAC, eu levarei cópias em DVD para o acervo da Biblioteca da UNESP do Câmpus de Bauru.

"O ideal de um campeão" está hospedado nos seguintes endereços:
www.youtube.com/oidealdeumcampeao
www.youtube.com/ricardoniime

Nenhum comentário:

Postar um comentário